O Projeto

Quinta das Queimas é um projeto familiar iniciado em 2018 baseado numa longa tradição agrícola e vitivinícola em quintas de Santa Ovaia de Cima, Tondela. Estas quintas, herdadas recentemente, englobam cerca de 30 hectares de vinha e 10 hectares de pinhais. O nosso projeto consiste em preservar o mais possível as boas práticas tradicionais de viticultura e vinificação na criação de vinhos autênticos e variados que refletem o espírito indómito das pessoas e lugares desta região.

O Símbolo

Junto da quinta que dá o nome ao nosso projeto, a Quinta das Queimas, encontra-se uma chamada “alminha” muito antiga, de origem desconhecida, com um símbolo de duas espirais duplas. Este símbolo aparece também na Pedra Formosa da Citânia de Briteiros, pelo que é possível que a origem deste marco granítico seja Celta. A nossa Quinta das Queimas está situada numa zona muito próxima do Castro de Nandufe, e ao longo dos anos foram nela encontrados vários artefactos muito antigos, tais como mós e pedras de lagar. Para nós, o símbolo das alminhas das Queimas é um elo de ligação com todos aqueles que, antes de nós, trabalharam e usufruiram destes terrenos de excelência. 

A Equipa
Executiva
Crista
Cristina Videira Lopes

Lincenciada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, doutorada em Ciências da Computação, e Professora de Informática na Universidade da Califórnia em Irvine, a Cristina vive nos Estados Unidos há vários anos. Dos States traz o espírito empreendedor.

Graça Videira
Graça Videira Lopes

Licenciada em Línguas e Literaturas Românicas, doutorada em Literatura Medieval, e Professora (reformada) no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Graça traz uma visão histórica inegualável.

Técnica
joao
João Oliveira, Enólogo

Vines and Wines

António Órfão, feitor
Hugo Esteves, Viticultura

Vines and Wines

Comercial
Joao
João Marques dos Santos

O João começou a sua carreira na indústria textil, mas a sua paixão pelos vinhos fê-lo mudar de direção. Com uma forte experiência na parte comercial de vinhos, principalmente em mercados externos, o João é responsável pelas vendas e divulgação do nosso projecto. É também cinturão negro em Karaté.

Operacional
Antonio 2
António Órfão, Feitor

Tendo trabalhado nos Estados Unidos alguns anos na sua juventude, o António regressou para Portugal em finais dos anos 1980, e desde então tem trabalhado para a família Videira, sendo feitor das quintas de Santa Ovaia de Cima há mais de 20 anos. O António traz a longa experiência no terreno, e o profundo conhecimento dos lugares e das pessoas da zona.